Historial

BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE O CENTRO INFANTIL NOSSA SENHORA DO CARMO

A casa de trabalho de Nossa Senhora do Carmo foi fundada no dia 6 de Janeiro de 1934.

Esta instituição abriu as portas a 30 crianças, num prédio no largo Serpa Pinto onde recebia instrução primária, religiosa e de costura. Em 1937 começou o internato com duas crianças órfãs da Póvoa e logo a seguir criou-se o “Amparo aos Pequeninos”, e a “Creche do Menino Jesus”. A obra paroquial continuou este difícil trabalho, sobrevivendo a muito custo com um subsídio da Câmara Municipal, as cotas e os donativos eram pagos em género ou dinheiro. Uns anos depois também recebeu um subsídio estatal do então chamado Socorro Social do instituto de assistência a Menores. Em 1943, foram cedidas a título precário, pela Câmara Municipal, as instalações do largo de Santa Clara, local onde ainda hoje continua a funcionar.

Em 1950 tomaram a seu cargo a administração da casa as Irmãs Oblatas do Divino Coração. Depois do 25 de Abril, o Instituto da Família e Acão Social informou que pretendia com este tipo de instituições e que não haveria mais verbas para crianças abandonadas. Posto isto resolveu-se ampliar a Creche e o Jardim-de-Infância.

Actualmente, a nossa Instituição procura responder às necessidades educativas das crianças, não descurando a vertente social que esteve na sua origem. Neste momento frequentam a Instituição cerca de 200 crianças.