Projetos

“Semeando ciência… bem no interior do Alentejo” - 2013/2014

2015-07-31

“Semeando ciência… bem no interior do Alentejo” surgiu da conjugação da vontade da Instituição – fazer com as crianças uma horta – com o desafio lançado por o concurso da Fundação Ilídio Pinho.

Como regar a horta, poupando água e energia, mostrando às crianças como as coisas funcionam e se relacionam? A solução encontrada – rega gota a gota acionada por painel solar – veio implicar uma estreita colaboração com uma empresa tecnológica da região, contribuindo para uma maior abertura da Instituição à comunidade.


Texto Completo
   

"De experiência em experiência…fazemos ciência” -

2015-07-22

O projecto “De experiência em experiência…fazemos ciência” teve como ponto de partida o estudo da Brochura “Despertar para a Ciência”, editado pela DGIDC em 2009 e decorreu no âmbito do nosso projecto curricular de escola para os anos de 2010/2011 e 2011/2012 - “Somos amigos do ambiente”.

Como pressuposto do trabalho desenvolvido, as actividades deveriam partir de contextos próximos das crianças, como foi o caso da leitura da história da “ Gotinha de água”, que funcionou como motor de arranque para a entrada das nossas crianças no mundo da Ciência.  


Texto Completo
   

“À Descoberta da Matemática… no Concelho de Moura” - 2008/2009

2015-05-31

O projeto “À Descoberta da Matemática… no Concelho de Moura” integra-se no Projeto Curricular de Escola, “À Descoberta do Concelho de Moura”. Este projeto, de âmbito mais abrangente, teve a sua raiz numa reflexão em que se cruzaram os Princípios Orientadores e Objetivos Gerais enunciados nas “Orientações Curriculares para a Educação Pré – Escolar”, as características desta instituição e as finalidades educativas do Projeto Educativo de Escola. 

“À Descoberta do Concelho de Moura”, teve a intenção de proporcionar às crianças vivências significativas que lhes permitissem contactar com as atividades típicas do concelho, algumas vezes esquecidas com o passar dos tempos, outras vezes pouco valorizadas.

Ao sensibilizar, desde cedo, os nossos meninos para o valor do património, dando-lhes a conhecer os nossos costumes, as nossas tradições e a nossa terra, pensamos estar a contribuir para que venham a dar valor às tradições culturais, gastronómicas, artesanais e sociais da comunidade e que, simultaneamente, desenvolvam atitudes de respeito, de interesse e participação.

Sendo o Concelho de Moura tão rico em tradições, terreno fértil para a sua exploração, desenvolveu-se um trabalho de cooperação entre a instituição e várias entidades que apoiam, promovem e valorizam as tradições de Moura


Texto Completo